Notícias

20/03/2018 14:25

Evento do Dia da Mulher no Sindes ressalta importância das escolhas

As escolhas e suas consequências, tanto na carreira profissional como na vida pessoal, permearam as palestras do evento que marcou as comemorações pelo Dia da Mulher realizado no sábado (17), na sede do Sindes. As participantes, entre sindicalizadas e esposas de sindicalizados, puderam assistir palestras sobre planejamento financeiro familiar e dor nas costas, além de contar com dicas de beleza e saúde e espaço dedicado às crianças. O Sindicato também disponibilizou plantão de atendimento para interessados em contratar planos junto à Pax Nacional.

A educadora financeira Eliane Metzner tratou do tema "O Papel da Mulher no Planejamento Familiar", mas deixou claro que muito do que foi falado pode se aplicar à vida das mulheres de uma maneira geral. A palestrante lembrou que somos frutos de nossas escolhas e cabe a nós decidirmos sobre os rumos que tomaremos com base no que projetamos para o futuro. Bem assim é com o dinheiro. “Se eu gastar o meu dinheiro em coisas menos importantes, coisas que fazem menos sentido, eu não vou ter dinheiro para realizar aquelas que vão impactar positivamente a minha vida”, exemplificou.

A fisioterapeuta Ellen Couto, que abordou o tema "Saúde da Mulher: Como prevenir e tratar as dores nas costas", falou sobre os principais fatores desencadeantes do problema, que podem ser desde o excesso de trabalho e a realização de esforços repetitivos até obesidade e tabagismo. Também mostrou que muitas vezes estão ao alcance das pessoas uma série de ferramentas que podem prevenir o mal.

Segundo ela, corrigir a postura, fazer atividades físicas e respeitar os limites do corpo são atitudes que ajudam. No caso das mulheres, especificamente, ela fez um alerta quanto a coisas que são do dia a dia e que podem fazer mal, como o uso de salto alto, sapatos apertados, maneiras erradas de lavar roupa, carregar a criança ou segurar sacolas.

As participantes elogiaram a iniciativa e gostaram das dicas. Eliane Amaral, esposa do Daniel Amaral, da Academia de Polícia, encarou o evento como uma grande lição. “Achei muito enriquecedor, veio para alertar para o que a gente faz de forma mecânica. É cômodo você deixar os dias irem passando”, reconheceu. Para ela, algumas questões importantes foram deixadas no ar e precisam ser respondidas pelas mulheres. “O que é prioridade para você? O que você está fazendo da sua vida? Como você está distribuindo seu tempo? É isso realmente que você quer para sua vida?”, exemplificou.

Servidora da Secretaria de Gestão (Seges) e representante das pessoas com deficiência no Sindes, Lilian Sueli Alves dos Santos Costa contou que tenta aplicar alguns ensinamentos passados por Eliane Metzner. Mas disse notar que entre servidores falta uma consciência quanto ao que é feito com o dinheiro. “A gente tem uma dificuldade muito grande, apesar de ter um salário fixo. Se não souber administrar o seu dinheiro, acaba gastando demais. Nós servidores habitualmente usamos muito o consignado e acabamos comprometendo o salário”, reconheceu.

Para a diretora secretária da Mulher Juliana Menezes de Carvalho, organizadora do evento, o objetivo foi alcançado. “A gente acredita que com isso vai conseguir auxiliar essas mulheres a trilharem melhores caminhos na carreira e na vida pessoal”, frisou. Ela lembrou que, apesar das mulheres entrarem em pé de igualdade com os homens no serviço público, ainda são poucas que chegam aos cargos de liderança. E aproveitou para motivar as participantes. “A mulher também precisa acreditar no seu potencial, reconhecer que pode. As mulheres têm um grande potencial e a gente quer fazer com que acreditem que podem”.

Novas parcerias

O presidente do Sindes, Adolfo Grassi, considerou o evento bastante enriquecedor, especialmente para as mulheres, e uma boa forma de celebrar o dia delas. Ele aproveitou a oportunidade para informar sobre mais uma parceria que chega para reforçar a lista de benefícios que o sindicato oferece aos servidores. É a Pax Nacional, que esteve presente no sábado apresentando seus produtos e condições especiais para os sindicalizados.

“Quem não consegue acessar um plano como o da Unimed e da Agemed, nós estamos trazendo uma terceira alternativa, com custo mais baixo”, salientou. De acordo com o presidente, a empresa está com uma taxa de adesão especial para o Sindes. Além disso, a entidade criou uma promoção. “A cada dez planos que a gente fizer nesse período da promoção, nós vamos patrocinar uma adesão. A cada dez vamos sortear um para presentear”, garantiu.

No evento também foi informado um novo serviço à disposição no Sindes. São aulas de Pilates, ministradas por Ellen Couto, às quartas e sextas, das 7h às 8h. O valor será de R$ 120,00 por mês.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação


Rua E, nº 164 - Morada do Ouro II- Cuiabá / MT
CEP: 78.053-770 
Fone: (65) - 3054-4605 / 3027-4605